Veja o que é a Síndrome de Guillain-Barré

Síndrome de Guillain-Barré ou polirradiculoneurite aguda  é uma doença rara na qual o sistema imunológico do corpo ataca parte do sistema nervoso periférico. A síndrome tem caráter autoimune e o portador da doença produz auto-anticorpos contra a própria mielina (membrana de lipídeos e proteína que envolve os nervos e facilita a transmissão do estímulo nervoso).

Os nervos acometidos não conseguem transmitir os sinais que vêm do sistema nervoso central com eficiência, e acabam levando a uma perda da habilidade de grupos musculares de responderem aos comandos cerebrais. O cérebro recebe menos sinais sensitivos do corpo, o que resulta em inabilidade para sentir o contato com a pele, dor ou calor.

Geralmente, a Guillain-Barré ocorre alguns dias ou semanas após uma pessoa ter sintomas de uma infecção viral; ocasionalmente, uma cirurgia ou vacinação irá desencadear a síndrome. Dentre os sintomas desta doença estão: fraqueza muscular, dormência e sensações de formigamento, que podem aumentar a intensidade; pode haver desde uma fraqueza leve até a paralisia total dos membros.

A doença é rara com incidência estimada em uma pessoa para cada 100 mil. E, a maioria dos pacientes se recupera completamente, embora alguns possam continuar a ter um pouco de fraqueza.

Para saber mais sobre a Guillain-Barré leia a Portaria SAS/MS no 497, de 23 de dezembro de 2009. A portaria está disponível em

0 comentários:

Compartilhe nas Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More