O que são Erros Inatos do Metabolismo?

Erros Inatos do Metabolismo (EIM) são distúrbios de natureza hereditária, causados pela falta de atividade de uma ou mais enzimas específicas ou por defeitos no transporte de proteínas. Esses erros - transmitidos, em sua maioria, de forma autossômica recessiva - são considerados a causa das Doenças Metabólicas Hereditárias.
Tais erros podem levar ao acúmulo de substratos (substâncias não metabolizadas) que podem se tornarem tóxicos para o organismo e/ou falta de alguma substância que não será produzida, o que pode levar ao comprometimento dos processos celulares.
As doenças metabólicas podem se manifestar em qualquer idade, entretanto, na maioria dos casos os sintomas ocorrem na infância e adolescência. Nem todos os portadores apresentam o mesmo quadro clínico, mas alguns sintomas podem ser mais comuns como a dificuldade de crescimento e desenvolvimento e também a perda de algumas funções.
No começo, os sinais e os sintomas são sutis e dependendo do grau de deficiência metabólica vão se tornando cada vez mais aparentes e difíceis de tratar.
Atualmente existem mais de 500 tipos diferentes destas doenças no mundo, que podem ser consideradas raras isoladamente, mas quando estão em conjunto, verifica-se que a incidência é relevante - 1 para cada 2500 recém nascidos vivos.
O diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento são fundamentais para que o paciente apresente melhor evolução e qualidade de vida. Além disso, pode evitar graves consequências como deficiência mental, convulsão, paralisias e até mesmo óbitos.

1 comentários:

MINHA FILHA ESTÁ COM SUSPEITA DE EIM ESTAMOS INVESTIGANDO .. FIZ UM BLOG PARA CONTAR A ROTINA DELA
http://meudiluviodeamor.blogspot.com.br/
PARABÉNS AO INSTITUTO CANGURU

Compartilhe nas Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More