Conheça a "Doença do Osso Fantasma"



Mãos de portadores com a Síndrome de
Gorhan. (Foto: Órgão Oficial da Sociedade 
Portuguesa de Reumatologia)
A Doença de Gorham, também designada de Osteólise maciça idiopática, síndrome de Gorham e Doença do Osso Fantasma, é uma doença rara que se caracteriza pela perda de massa óssea, muitas vezes associada com inchaço ou crescimento anormal dos vasos sanguíneos (proliferação angiomatosa). A perda óssea pode ocorrer em apenas um osso ou se espalhar para tecidos moles e ossos adjacentes.

Permanece silenciosa até ocorrer fraturas ou deformações articulares e surge em qualquer idade, sem preferência por sexo ou raça. Esta doença pode afetar qualquer parte do esqueleto, mas geralmente envolve o crânio, ombros e cintura pélvica.  O grau de complicações varia, sendo as mais graves, o quilotórax, derrame pleural, derrame pericárdico, ou lesão neurológica – quando atingido o crânio ou a coluna.
A causa da doença ainda é desconhecida e já foram encontrados portadores sem predisposição genética. Devido à raridade, não existe uma terapia padrão disponível; mas, os principais métodos de tratamento são a cirurgia e a radioterapia. Em alguns casos, o portador da doença de Gorham apresentou melhoras sem tratamento.


3 comentários:

Meu filho de 18 anos foi diagnosticado com essa síndrome a 10 anos atrás 😭

Olá , minha filha também foi diagnosticado com essa doença,ela tem 15 anos , gostaria saber como ele estáe se está fazendo algum tratamento??

Oi poderia me chamar no WhatsApp 51998473389 minha filha tem três anos de idade queria saber mais sobre isso ela tambm foi diagnosticada com essa doensa

Compartilhe nas Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More